Cada trabalho será apresentado de forma oral no tempo
total de 15 minutos.
27/11 – terça-feira –
Salão Imembuí – A partir das 09h00min horas.
1°
|
RPG
DOS ORIXÁS: O USO DO JOGO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NA APROXIMAÇÃO E
SENSIBILIZAÇÃO DAS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICA.
|
Autor: Gilvan Silveira Moraes e
Co-autora: Neda Maria Diogo Cavalheiro.
|
2°
|
HISTÓRIA
REGIONAL DE SANTA MARIA: UMA REFLEXÃO CRÍTICA PARA ALÉM DA LENDA IMEMBUÍ.
|
Autora:
Débora Belizário Rodrigues
|
3°
|
Pressupostos
Metodológicos para a Discussão da Temática Afro-brasileira em Sala de Aula.
|
Autora:
Jóice Anne Alves Carvalho, Coautora: Michele de Oliveira Casali. Orientador:
André Soares.
|
4°
|
RELIGIÃO EM PERSPECTIVA:
Trabalhando tolerância em sala de aula.
|
Autor:
Cássio Pereira Oliveira; Coautor: Yan Giuliani Baggiotto
|
5°
|
Cultura Africana,
Afro-brasileira e Indígena: Práticas Pedagógicas Aplicadas nos Anos Iniciais.
|
Autora:
Eulália Maria Fin
|
6°
|
CULTURAS ORIGINÁRIAS NA ESCOLA: NOVAS ESTRATÉGIAS NA
EDUCAÇÃO
|
Autor: Dalvan Alberto
Sabbi Lins Coautores: Luana de Oliveira e Marjorie dos santos Gottert.
|
7°
|
Memorial Virtual do CTISM: a
reelaboração mnemônica através do Ciberespaço
|
Autor:
Ricardo Kemmerich e orientadora/ co-autora: Roselene Gomes Pommer.
|
8°
|
A Adoção de Maquetes como
Instrumentos Paradidáticos e Suporte ao Aprendizado.
|
Autor: Manuela Ilha Silva e
orientador: André Luis Ramos Soares
|
9°
|
Novas
técnicas para o Ensino de História: o Pré-Vestibular Popular Alternativa como
local de formação de educadores populares
|
Autor: Felipe Rios Pereira e co-autores: Julia
do Carmo da Silva e André Bertuzzi. |
28/11 – Quarta-feira –
Salão Imembuí - A partir das 09h00min horas.
1°
|
Uma
História didática da região de Santa Maria para a rede escolar de ensino.
|
Autora:
Mariana Argerich Duarte e co-autora: Evanize Barbieri Pommer. Orientador:
José Iran Ribeiro.
|
2°
|
DIAGNÓSTICO DAS LICENCIATURAS NA UFSM - DÉCADAS DE
1980/1990/2000: O CURSO DE HISTÓRIA.
|
Autora: Renata Baldin Maciel; Co-autora: Michele de
Oliveira Casali.
Coordenador: André Luis Ramos Soares.
|
3°
|
O
MUNDO FANTÁSTICO DA SALA DE AULA.
|
Autor: Guilherme Ellwanger
Calovi e co-autor:Guilherme Trevisan
|
4°
|
A
leitura de textos literários: do tédio à significação.
|
Autora:
Gabriela Marques da Silveira e Orientador: Prof° Eni de Paiva Celidonio
|
5°
|
Os
Jogos Didáticos e o Ensino de História e Literatura
|
Autora:
Priscila Roatt de Oliveira
|
6°
|
DA
ÁFRICA PARA O MUNDO: BIOGRAFIAS EXCEPCIONAIS TRANSMITIDAS PELO PIBID/HISTÓRIA
– UNIFRA.
|
Autora:
Pâmela Pozzer co-autores: Eduardo da Silva Soares, Juliana Maria Manfio.
Orientador: Leonardo Guedes Henn.
|
7°
|
POR TRÁS
DAS MÁSCARAS AFRICANAS: A HISTÓRIA E O PROJETO PIBID/UNIFRA.
|
Autora:
Juliana Maria Manfio, co-autores: Marjana Feltrin Chaves, Eduardo da Silva
Soares. Orientador: Leonardo Guedes Henn.
|
8°
|
HISTÓRIA
DA ÁFRICA: DIVERSIDADE E RIQUEZA CULTURALCOMPREENDIDA ATRAVÉS DE OFICINAS
PEDAGÓGICAS.
|
Autora:
Tatiane de Andrade Machado; co-autores: Eduardo Martins Pereira; Antônia Dias
da Costa Teixeira. Orientador Leonardo Guedes Henn.
|
9°
|
PIBID/HISTÓRIA
UNIFRA E AS MITOLOGIAS E RELIGIOSIDADES AFRICANAS: DA HISTÓRIA ORAL À
DOCUMENTAÇÃO ARTISTICA.
|
Autor:
Elocir Guedes, co-autores: Eduardo da Silva Soares, Juliana Maria Manfio.
Orientador: Leonardo Guedes Henn.
|
10°
|
Educação,
Cultura Africana e Afro-brasileira numa Perspectiva Curricular: relatos de uma
experiência na formação de professores.
|
Autor:
Ênio Grigio Co-autores: Aristeu Castilhos da Rocha e Silvia Regina Montagner.
|
11°
|
Relatos de Experiências do NEABI – IFFarroupilha/Jc no ano de
2012: 2° Curso: As interfaces das culturas Afro-brasileiras e Indígenas e
suas implicações nas Práticas Pedagógicas.
|
Autor: Aristeu Castilhos da
Rocha Co-autores: Ênio Grigio e Silvia Regina Montagner. |
29/11 – Quinta-feira – Salão Imembuí - A partir das 09:00 horas.
1°
|
DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO: EXPERIÊNCIAS
METODOLÓGICAS DO PIBID 2011 - HISTÓRIA
|
Autora: Karina de Souza Righi
Co-autora:Gabriela Rotilli dos
Santos
Orientador: André Luis Ramos
Soares
|
2°
|
Passagens da discência para docência.
|
Autor: Thiago Moreira Aguiar
|
3°
|
A
HISTÓRIA DOS BRINQUEDOS NO BRINCAR E NO FAZER: UMA OFICINA COM LIXO E
HISTÓRIA.
|
Autora: Letícia Portella Milan
e Co-autores: Paulo Henrique Vianna e Giovan Sehn Ferraz.
|
4°
|
Suprindo Lacunas: O Ambiente no ensino de História.
|
Autor:
João Davi Oliveira Minuzzi
|
5°
|
TERRA:
QUAL O SIGNIFICADO?
|
Autor: Rebeca Ramos Paloma e Co-autor: Juliana
Aires Rieta |
6°
|
Novas
ferramentas de aprendizado: HQ's e o ensino de História.
|
Autora:
Jéssica Nobre Maria Co-autores: Felipe Rios Pereira; João Davi Oliveira
Minuzzi.
|
7°
|
O ENSINO DE HISTÓRIA SOBRE A ÓTICA DO CONHECIMENTO
CIENTÍFICO.
|
Autor: Adriano Sequeira Avello.
|
8°
|
AS PEDAGOGIAS ANARQUISTAS E A PEDAGOGIA MARXISTA SOVIÉTICA:
UM ESTUDO COMPARATIVO.
|
Autor: Eduardo da Silva Soares
e Orientador: Leonardo Guedes Henn.
|
9°
|
GESTÃO DEMOCRÁTICA E DESCENTRALIZAÇÃO: A
CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA. |
Autor: Ciro Eduardo Silva de Oliveira e
Co-autora: Thaís de Lima Gaspary |
30/11 – Sexta-feira –
Salão Imembuí - A partir das 09h00min horas.
1°
|
UMA ANÁLISE DAS ORIGENS DO CONFLITO EM RUANDA – 1994.
|
Autora: Denise Verbes
Schmitt e co-autor: Adriano Sequeira
Avello.
|
2°
|
Entre
a ficção e a realidade: A história angolana é revisitada em Bom dia camaradas.
|
Autora:
Joseana Stringini da Rosa
|
3°
|
Um
novo amanhecer de Angola: Bom dia camaradas, de Ondjaki.
|
Autora:
Tatiane dos Reis Costa
|
4°
|
As
Aventuras de Ngunga, de Pepetela: a literatura construindo a narrativa da
identidade nacional.
|
Autora:
Maíra Oliveira dos Santos
|
5°
|
O uso dos laboratórios como meio de propagação de
conhecimentos através de palestras e mini-cursos realizadas pelo laboratório
de estudos sobre o império romano.
|
Autora: Milena Rosa Araújo Ogawa
co-autora: Wellyanna Costa dos Santos e Orientador: Rafael
da Costa Campos.
|
6°
|
Uma
abordagem sobre o conhecimento histórico: História Intelectual.
|
Autor: Ricardo
Oliveira da Silva
|
7°
|
Mulheres
na Revolução Farroupilha.
|
Autora: Paula Rochele Silveira
Becher, Co-orientador: Márcio Adriano Rodrigues. Orientadora: Maria
Medianeira Padoin.
|
8°
|
Ressignificação do Papel da
Mulher na Sociedade Santa-mariense nas Décadas de
|
Autor (a): Taís Giacomini Tomazi
Coautor (a): Jóice Anne A.
Carvalho
Coordenador:
André Luis Ramos Soares.
|
9°
|
“De la sangre, un fusil”: a aproximação do Jornalismo
Investigativo e da História Oral na reconstituição da morte de Víctor Jara.
|
Autor: Maurício Marques Brum
|
10°
|
Em
meio a imagens, documentos, objetos e memórias: o tratamento do acervo da
Casa de Memória Edmundo Cardoso (CMEC).
|
Autora:
Marjana Feltrin Chaves e co-autora: Roselâine Casanova Corrêa.
|
11°
|
Hábitos
alimentares através dos ossos encontrados na Estância do 28.
|
Autora: Luana da Silva de Souza
e Orientador: Saul Eduardo Seiguer Milder.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário