Cronograma de apresentações de trabalhos


 Segue abaixo a lista com as ordens de apresentação dos trabalhos, lembrando que todos os trabalhos serão apresentados no Salão Imembuí da Reitoria / Campus UFSM.
Cada trabalho será apresentado de forma oral no tempo total de 15 minutos.

27/11 – terça-feira – Salão Imembuí – A partir das 09h00min horas.
RPG DOS ORIXÁS: O USO DO JOGO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NA APROXIMAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO DAS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICA.
Autor: Gilvan Silveira Moraes e Co-autora: Neda Maria Diogo Cavalheiro.
HISTÓRIA REGIONAL DE SANTA MARIA: UMA REFLEXÃO CRÍTICA PARA ALÉM DA LENDA IMEMBUÍ.
Autora: Débora Belizário Rodrigues
Pressupostos Metodológicos para a Discussão da Temática Afro-brasileira em Sala de Aula.
Autora: Jóice Anne Alves Carvalho, Coautora: Michele de Oliveira Casali. Orientador: André Soares.
RELIGIÃO EM PERSPECTIVA: Trabalhando tolerância em sala de aula.
Autor: Cássio Pereira Oliveira; Coautor: Yan Giuliani Baggiotto
Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena: Práticas Pedagógicas Aplicadas nos Anos Iniciais.
Autora: Eulália Maria Fin
CULTURAS ORIGINÁRIAS NA ESCOLA: NOVAS ESTRATÉGIAS NA EDUCAÇÃO
Autor: Dalvan Alberto Sabbi Lins Coautores: Luana de Oliveira e Marjorie dos santos Gottert.
Memorial Virtual do CTISM: a reelaboração mnemônica através do Ciberespaço
Autor: Ricardo Kemmerich e orientadora/ co-autora: Roselene Gomes Pommer.
A Adoção de Maquetes como Instrumentos Paradidáticos e Suporte ao Aprendizado.
Autor: Manuela Ilha Silva e orientador: André Luis Ramos Soares

Novas técnicas para o Ensino de História: o Pré-Vestibular Popular Alternativa como local de formação de educadores populares
Autor: Felipe Rios Pereira e co-autores: Julia do Carmo da Silva e André Bertuzzi.
28/11 – Quarta-feira – Salão Imembuí - A partir das 09h00min horas.
Uma História didática da região de Santa Maria para a rede escolar de ensino.
Autora: Mariana Argerich Duarte e co-autora: Evanize Barbieri Pommer. Orientador: José Iran Ribeiro.
DIAGNÓSTICO DAS LICENCIATURAS NA UFSM - DÉCADAS DE 1980/1990/2000: O CURSO DE HISTÓRIA.
Autora: Renata Baldin Maciel; Co-autora: Michele de Oliveira Casali.
Coordenador: André Luis Ramos Soares.
O MUNDO FANTÁSTICO DA SALA DE AULA.
Autor: Guilherme Ellwanger Calovi e co-autor:Guilherme Trevisan
A leitura de textos literários: do tédio à significação.
Autora: Gabriela Marques da Silveira e Orientador: Prof° Eni de Paiva Celidonio
Os Jogos Didáticos e o Ensino de História e Literatura
Autora: Priscila Roatt de Oliveira

DA ÁFRICA PARA O MUNDO: BIOGRAFIAS EXCEPCIONAIS TRANSMITIDAS PELO PIBID/HISTÓRIA – UNIFRA.
Autora: Pâmela Pozzer co-autores: Eduardo da Silva Soares, Juliana Maria Manfio. Orientador: Leonardo Guedes Henn.
POR TRÁS DAS MÁSCARAS AFRICANAS: A HISTÓRIA E O PROJETO PIBID/UNIFRA.
Autora: Juliana Maria Manfio, co-autores: Marjana Feltrin Chaves, Eduardo da Silva Soares. Orientador: Leonardo Guedes Henn.
HISTÓRIA DA ÁFRICA: DIVERSIDADE E RIQUEZA CULTURALCOMPREENDIDA ATRAVÉS DE OFICINAS PEDAGÓGICAS.
Autora: Tatiane de Andrade Machado; co-autores: Eduardo Martins Pereira; Antônia Dias da Costa Teixeira. Orientador Leonardo Guedes Henn.
PIBID/HISTÓRIA UNIFRA E AS MITOLOGIAS E RELIGIOSIDADES AFRICANAS: DA HISTÓRIA ORAL À DOCUMENTAÇÃO ARTISTICA.
Autor: Elocir Guedes, co-autores: Eduardo da Silva Soares, Juliana Maria Manfio. Orientador: Leonardo Guedes Henn.
10°
Educação, Cultura Africana e Afro-brasileira numa Perspectiva Curricular: relatos de uma experiência na formação de professores.
Autor: Ênio Grigio Co-autores: Aristeu Castilhos da Rocha e Silvia Regina Montagner.
11°
Relatos de Experiências do NEABI – IFFarroupilha/Jc no ano de 2012: 2° Curso: As interfaces das culturas Afro-brasileiras e Indígenas e suas implicações nas Práticas Pedagógicas.
Autor: Aristeu Castilhos da Rocha Co-autores: Ênio Grigio e Silvia Regina Montagner.
29/11 –  Quinta-feira – Salão Imembuí  - A partir das 09:00 horas.
DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO: EXPERIÊNCIAS METODOLÓGICAS DO PIBID 2011 - HISTÓRIA
Autora: Karina de Souza Righi
Co-autora:Gabriela Rotilli dos Santos
Orientador: André Luis Ramos Soares
Passagens da discência para docência.
Autor: Thiago Moreira Aguiar
A HISTÓRIA DOS BRINQUEDOS NO BRINCAR E NO FAZER: UMA OFICINA COM LIXO E HISTÓRIA.
Autora: Letícia Portella Milan e Co-autores: Paulo Henrique Vianna e Giovan Sehn Ferraz.
Suprindo Lacunas: O Ambiente no ensino de História.
Autor: João Davi Oliveira Minuzzi
TERRA: QUAL O SIGNIFICADO?
Autor: Rebeca Ramos Paloma e Co-autor: Juliana Aires Rieta
Novas ferramentas de aprendizado: HQ's e o ensino de História.
Autora: Jéssica Nobre Maria Co-autores: Felipe Rios Pereira; João Davi Oliveira Minuzzi.
O ENSINO DE HISTÓRIA SOBRE A ÓTICA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO.
Autor: Adriano Sequeira Avello.

AS PEDAGOGIAS ANARQUISTAS E A PEDAGOGIA MARXISTA SOVIÉTICA: UM ESTUDO COMPARATIVO.
Autor: Eduardo da Silva Soares e Orientador: Leonardo Guedes Henn.
GESTÃO DEMOCRÁTICA E DESCENTRALIZAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA.
Autor: Ciro Eduardo Silva de Oliveira e Co-autora: Thaís de Lima Gaspary
30/11 – Sexta-feira – Salão Imembuí - A partir das 09h00min horas.

UMA ANÁLISE DAS ORIGENS DO CONFLITO EM RUANDA – 1994.
Autora: Denise Verbes Schmitt  e co-autor: Adriano Sequeira Avello.
Entre a ficção e a realidade: A história angolana é revisitada em Bom dia camaradas. 
Autora: Joseana Stringini da Rosa
Um novo amanhecer de Angola: Bom dia camaradas, de Ondjaki.

Autora: Tatiane dos Reis Costa
As Aventuras de Ngunga, de Pepetela: a literatura construindo a narrativa da identidade nacional.
Autora: Maíra Oliveira dos Santos
O uso dos laboratórios como meio de propagação de conhecimentos através de palestras e mini-cursos realizadas pelo laboratório de estudos sobre o império romano.
Autora: Milena Rosa Araújo Ogawa
co-autora: Wellyanna Costa dos Santos e Orientador: Rafael da Costa Campos.

Uma abordagem sobre o conhecimento histórico: História Intelectual.
Autor: Ricardo Oliveira da Silva
Mulheres na Revolução Farroupilha.
Autora: Paula Rochele Silveira Becher, Co-orientador: Márcio Adriano Rodrigues. Orientadora: Maria Medianeira Padoin.
Ressignificação do Papel da Mulher na Sociedade Santa-mariense nas Décadas de 1983 a 2010.

Autor (a): Taís Giacomini Tomazi
Coautor (a): Jóice Anne A. Carvalho
Coordenador: André Luis Ramos Soares.
“De la sangre, un fusil”: a aproximação do Jornalismo Investigativo e da História Oral na reconstituição da morte de Víctor Jara.
Autor: Maurício Marques Brum
10°
Em meio a imagens, documentos, objetos e memórias: o tratamento do acervo da Casa de Memória Edmundo Cardoso (CMEC).
Autora: Marjana Feltrin Chaves e co-autora: Roselâine Casanova Corrêa.
11°
Hábitos alimentares através dos ossos encontrados na Estância do 28.
Autora: Luana da Silva de Souza e Orientador: Saul Eduardo Seiguer Milder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário