26/11/2012
13 h: Credenciamento.
14 h: Mesa de Abertura: Qual o papel da História?
Palestrantes: Cícero Santiago de Oliveira, Diorge Alceno Konrad,
Francisco Estigarribia de Freitas e José Iran Ribeiro.
Objetivo: Sob a luz da História, pensar qual relação entre a História e a educação se faz pertinente neste século XXI, em um contexto de expansão do ensino no País.
Objetivo: Sob a luz da História, pensar qual relação entre a História e a educação se faz pertinente neste século XXI, em um contexto de expansão do ensino no País.
17 h 30 min: Coffee Break.
19 h 30 min: Mesa: Educação indígena, quilombola e do campo.
Palestrantes: Matias Benno Rempel, Augusto Opã da Silva, Dilmar
Luiz Lopes e Carmen Rejane Flores Wizniewsky.
Objetivo: Fomentar o debate no curso de História e refletir sobre
como o ensino de história pode contribuir no que diz respeito à educação de e
para com, povos indígenas, quilombolas e população camponesa em meio a
problemáticas como: a chamada invisibilidade da população indígena na cidade, a
forma como esses grupos são mostrados nos livros didáticos, mídias, a
criminalização de movimentos sociais do campo a e a real implementação das leis
10.639 e 11.645.
27/11/2012
09h: Apresentação de Trabalhos: Modalidades 1 e 2
Objetivo: Se pretende com esse espaço além de fazer um levantamento
das produções na área do ensino de história: a promoção de espaços interativos
entre os estudantes e profissionais que tratam do assunto, o incentivo a
produções para o ensino de História e iniciação na área.
14 h – 16 h: Mesa:
Educação e questões de gênero.
Palestrantes: Nikelen Witter e Paula Simone Bolzan Jardim.
Objetivo: Através
deste espaço pretende-se discutir as abordagens referentes às afirmações de
questão de gênero no meio educacional, assim como, refletir sobre o papel da
mulher na conjuntura social no decorrer dos processos históricos.
16 h - 19 h: Oficinas Propostas pelos Pibids 2009 e 2011 de História
Objetivo: Os subprojetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, na área de História, realizam oficinas variadas com o intuito de refletir além de práticas educativas e metodologias de ensino, conteúdos do ensino de história que podem e devem ser abordados nas escolas: Sensibilização de educadores e estudantes na prática educativa, discussões sobre cultura e relações étnicas serão alguns dos temas abordados.
Objetivo: Os subprojetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, na área de História, realizam oficinas variadas com o intuito de refletir além de práticas educativas e metodologias de ensino, conteúdos do ensino de história que podem e devem ser abordados nas escolas: Sensibilização de educadores e estudantes na prática educativa, discussões sobre cultura e relações étnicas serão alguns dos temas abordados.
16h às 17h:30min - oficina de cerâmica (PIBID História UFSM 2011)
Oficineiros: Denise Verbes Schmitt, Jivago Furlan Machado, Eliza Militz, Camila Wolpato, Yan Giuliani e Cássio Pereira Oliveira.
17h:30min às 19h - Oficina Olho de Deus ( PIBID História UFSM 2009)
17h:30min às 19h - Oficina Olho de Deus ( PIBID História UFSM 2009)
Oficineiros: Dalvan Lins, Paulo Henrique Vianna, Giovan Ferraz e estudantes da Escola Edna May Cardoso.
Todas as oficinas ocorrerão no prédio 74, campus da UFSM, na sala 2374.
20 h:Mesa: Práticas educativas, teoria educacional e ensino de
História.
Palestrantes: Paulo de Tarso Andrade Aukar e Diorge Alceno
Konrad
Objetivo: A mesa tem como objetivo discutir a situação da educação
brasileira e a forma como as escolas estão organizadas, além de promover um
parâmetro geral das teorias que se tem acerca da educação, levantando a
situação do ensino de história nas escolas da cidade. A mesa foi constituída
com o intuito de atentar para a necessidade em discutir tais assuntos, a partir
do déficit que temos acerca do mesmo, ou seja, a carência sobre teoria de
educação, em especial na área de história.
28/11/2012
09 h: Apresentação de
Trabalhos: Modalidades 1 e 2
14 h - 18 h: Oficinas propostas pelos PIBIDS História/ UFSM 2009 e 2011.
Objetivo: Os subprojetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, na área de História, realizam oficinas variadas com o intuito de refletir além de práticas educativas e metodologias de ensino, conteúdos do ensino de história que podem e devem ser abordados nas escolas: Sensibilização de educadores e estudantes na prática educativa, discussões sobre cultura e relações étnicas serão alguns dos temas abordados.
16h às 18 h - Intervenção Fotográfica Horta Escolar (PIBID História UFSM 2009)
Todas as oficinas ocorrerão no prédio 74, campus da UFSM, na sala 2374.
14h às 16h - Oficina de Máscaras (PIBID História UFSM 2009 e 2011)
Oficineiros: Taís Giacomini, Karina Righi, Renata Maciel, Gabriela Rotili, Michele Casali, Jóice Anne Alves Carvalho, Débora Graeff, Luana Oliveira e Giovan Ferraz.
16h às 18h - Oficina de História em quadrinhos (PIBID História UFSM 2009)
Oficineiros: Felipe Pereira, João Davi Minuzzi e Humberto Gomes Alagia Jr.
Todas as oficinas ocorrerão no prédio 74, campus da UFSM, na sala 2374.
18 h: 30 min: Coffee Break.
20 h: Roda de conversa sobre as formas de ingresso na Universidade e
os cursinhos pré vestibulares populares.
Palestrantes: Marcos Britto Corrêa, Elias Costa e
Felipe Pereira Rios.
Objetivo: Tem como propósito a discussão acerca do acesso às IES e
suas consequências a partir do modelo estabelecido pelas próprias instituições e
pelo Ministério da Educação. Assim
como possibilitar o debate referente
aos cursinhos preparatórios populares.
29/11/2012
09 h: Apresentação de Trabalhos: Modalidades 1 e 2
14 h – 18 h: Roda de Conversas com
professores de História da rede pública de ensino.
Convidados: Professora Neda Cavalheiro, Professora Luisa Ressel, Professora Antônia Pinheiro Cezar Juliani, Professora Andréia Barreto Brum e Professora Lourdes
Passos.
Objetivo: Proporcionar espaço onde cinco educadores
de História do ensino público possam compartilhar suas experiências de vida com
relação à educação de história na escola pública, apontando suas visões e
reflexões acerca do ensino, os problemas enfrentados e a visão que possuem da
formação dos futuros professores da área.
18 h 30 min - Coffee Break.
20 h: Discutindo o “novo ensino médio”
Palestrantes: Roselene Pommer e Éder Henrique
Matos.
Objetivo: Segundo os novos
pressupostos para o ensino médio, a escola precisa contemplar as quatro
dimensões do ensino: o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura. Do mesmo
modo, o Conselho Nacional de Educação propõe autonomia escolar para definir os
seus Projetos Pedagógicos. Sendo assim, quais serão os desafios que contrapõem
uma escola que, teoricamente, terá mais liberdade pedagógica, e proporcionará
uma formação humana mais completa? E o desenvolvimento do mercado econômico e
educacional, como fatores que pressionam a educação para um rumo cada vez mais
tecnico e com formação em tempo reduzido?
30/11/2012
09 h: Apresentação de Trabalhos: Modalidades 1 e 2
14 h – 17 h: Roda de Conversa entre PIBIDs.
Objetivo: Além das oficinas realizadas pelos projetos PIBIDs, a
Roda de Conversa consiste num espaço de discussão por parte dos participantes
dos projetos e demais ouvintes. Cada projeto terá a possibilidade de contar seu trabalho, suas
experiências e dificuldades no ambiente escolar sempre levantando debates a
partir de eixos sugeridos pelos mesmos, tais como: Didática,
Interdisciplinaridade e limites e possibilidades do projeto.
17 h: Exibição do Making Of do documentário "Juventudes Negras Periféricas".
Palestrantes: Elias Costa e Alexon Messias da Rocha.
00:00 Festa
de encerramento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário