Cronograma

26/11/2012

13 h: Credenciamento.

14 h: Mesa de Abertura: Qual o papel da História?
Palestrantes: Cícero Santiago de Oliveira, Diorge Alceno Konrad, Francisco Estigarribia de Freitas e José Iran Ribeiro.
Objetivo: Sob a luz da História, pensar qual relação entre a História e a educação se faz pertinente neste século XXI, em um contexto de expansão do ensino no País.

17 h 30 min: Coffee Break.

19 h 30 min: Mesa: Educação indígena, quilombola e do campo.
Palestrantes: Matias Benno Rempel, Augusto Opã da Silva, Dilmar Luiz Lopes e Carmen Rejane Flores Wizniewsky.
Objetivo: Fomentar o debate no curso de História e refletir sobre como o ensino de história pode contribuir no que diz respeito à educação de e para com, povos indígenas, quilombolas e população camponesa em meio a problemáticas como: a chamada invisibilidade da população indígena na cidade, a forma como esses grupos são mostrados nos livros didáticos, mídias, a criminalização de movimentos sociais do campo a e a real implementação das leis 10.639 e 11.645.

27/11/2012
09h: Apresentação de Trabalhos: Modalidades 1 e 2
Objetivo: Se pretende com esse espaço além de fazer um levantamento das produções na área do ensino de história: a promoção de espaços interativos entre os estudantes e profissionais que tratam do assunto, o incentivo a produções para o ensino de História e iniciação na área.

14 h – 16 h: Mesa: Educação e questões de gênero.
Palestrantes: Nikelen Witter e  Paula Simone Bolzan Jardim.
Objetivo: Através deste espaço pretende-se discutir as abordagens referentes às afirmações de questão de gênero no meio educacional, assim como, refletir sobre o papel da mulher na conjuntura social no decorrer dos processos históricos.

16 h - 19 h:  Oficinas Propostas pelos Pibids 2009 e 2011 de História

Objetivo: Os subprojetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, na área de História, realizam oficinas variadas com o intuito de refletir além de práticas educativas e metodologias de ensino, conteúdos do ensino de história que podem e devem ser abordados nas escolas: Sensibilização de educadores e estudantes na prática educativa, discussões sobre cultura e relações étnicas serão alguns dos temas abordados.

16h às 17h:30min - oficina de cerâmica (PIBID História UFSM 2011)


Oficineiros: Denise Verbes Schmitt, Jivago Furlan Machado, Eliza Militz, Camila Wolpato, Yan Giuliani e Cássio Pereira Oliveira.

17h:30min às 19h - Oficina Olho de Deus ( PIBID História UFSM 2009)

Oficineiros: Dalvan Lins, Paulo Henrique Vianna, Giovan Ferraz e estudantes da Escola Edna May Cardoso.


Todas as oficinas ocorrerão no prédio 74, campus da UFSM, na sala 2374.


19 h 30 min - Coffee Break.

20 h:Mesa: Práticas educativas, teoria educacional e ensino de História.
Palestrantes: Paulo de Tarso Andrade Aukar e Diorge Alceno Konrad
Objetivo: A mesa tem como objetivo discutir a situação da educação brasileira e a forma como as escolas estão organizadas, além de promover um parâmetro geral das teorias que se tem acerca da educação, levantando a situação do ensino de história nas escolas da cidade. A mesa foi constituída com o intuito de atentar para a necessidade em discutir tais assuntos, a partir do déficit que temos acerca do mesmo, ou seja, a carência sobre teoria de educação, em especial na área de história.

28/11/2012
09 h:  Apresentação de Trabalhos: Modalidades 1 e 2

14 h - 18 h: Oficinas propostas pelos PIBIDS História/ UFSM 2009 e 2011.
Objetivo: Os subprojetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, na área de História, realizam oficinas variadas com o intuito de refletir além de práticas educativas e metodologias de ensino, conteúdos do ensino de história que podem e devem ser abordados nas escolas: Sensibilização de educadores e estudantes na prática educativa, discussões sobre  cultura e relações étnicas serão alguns dos temas abordados.



14h às 16h - Oficina de Máscaras (PIBID História UFSM 2009 e 2011)

Oficineiros: Taís Giacomini, Karina Righi, Renata Maciel, Gabriela Rotili, Michele Casali, Jóice Anne Alves Carvalho, Débora Graeff, Luana Oliveira e Giovan Ferraz.

16h às 18h -  Oficina de História em quadrinhos (PIBID  História UFSM 2009)
Oficineiros: Felipe Pereira, João Davi Minuzzi e Humberto Gomes Alagia Jr.

16h às 18 h - Intervenção Fotográfica Horta Escolar (PIBID  História UFSM 2009)

Todas as oficinas ocorrerão no prédio 74, campus da UFSM, na sala 2374.

18 h: 30 min: Coffee Break.

20 h: Roda de conversa sobre as formas de ingresso na Universidade e os cursinhos pré vestibulares populares.
Palestrantes: Marcos Britto Corrêa, Elias Costa e Felipe Pereira Rios.
Objetivo: Tem como propósito a discussão acerca do acesso às IES e suas consequências a partir do modelo estabelecido pelas próprias instituições e pelo Ministério da Educação. Assim como possibilitar o debate referente aos cursinhos preparatórios populares.

29/11/2012
09 h: Apresentação de Trabalhos: Modalidades 1 e 2

14 h – 18 h: Roda de Conversas com professores de História da rede pública de ensino.
Convidados: Professora Neda Cavalheiro, Professora Luisa Ressel, Professora Antônia Pinheiro Cezar Juliani, Professora Andréia Barreto Brum e Professora Lourdes Passos.
Objetivo: Proporcionar espaço onde cinco educadores de História do ensino público possam compartilhar suas experiências de vida com relação à educação de história na escola pública, apontando suas visões e reflexões acerca do ensino, os problemas enfrentados e a visão que possuem da formação dos futuros professores da área.

18 h 30 min - Coffee Break.

20 h: Discutindo o “novo ensino médio”
Palestrantes: Roselene Pommer e Éder Henrique Matos.
Objetivo: Segundo os novos pressupostos para o ensino médio, a escola precisa contemplar as quatro dimensões do ensino: o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura. Do mesmo modo, o Conselho Nacional de Educação propõe autonomia escolar para definir os seus Projetos Pedagógicos. Sendo assim, quais serão os desafios que contrapõem uma escola que, teoricamente, terá mais liberdade pedagógica, e proporcionará uma formação humana mais completa? E o desenvolvimento do mercado econômico e educacional, como fatores que pressionam a educação para um rumo cada vez mais tecnico e com formação em tempo reduzido?

30/11/2012
09 h: Apresentação de Trabalhos: Modalidades 1 e 2

14 h – 17 h: Roda de Conversa entre PIBIDs.
Objetivo: Além das oficinas realizadas pelos projetos PIBIDs, a Roda de Conversa consiste num espaço de discussão por parte dos participantes dos projetos e demais ouvintes. Cada projeto terá  a possibilidade de contar seu trabalho, suas experiências e dificuldades no ambiente escolar sempre levantando debates a partir de eixos sugeridos pelos mesmos, tais como: Didática, Interdisciplinaridade e limites e possibilidades do projeto.

17 h: Exibição do Making Of do documentário "Juventudes Negras Periféricas".
Palestrantes: Elias Costa e Alexon Messias da Rocha.

18 h Mesa de encerramento e leitura de relatos sobre a Semana Acadêmica de História 2012. Com fala do Coordenador do Curso de História Prof. Dr. Júlio Ricardo Quevedo dos Santos, representante do GT de Ensino de História e Edução.

00:00 Festa de encerramento. 



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